A Carta do Editor

O Lanterna Vermelha é um portal/revista direcionado a um público heterógeneo contemporâneo, com espírito crítico e atento às novas tendências da moda à tecnologia, e que se revê e sente parte deste Triângulo Intercultural Atlântico cujos vértices são Portugal, Brasil e Angola, e que se alastra a Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau até ao distante mas próximo Timor. Entendemos que é a Língua Portuguesa a base da nossa verdadeira identidade, irmandade e união, construída há mais de 500 anos, génese da Globalização, da Misceginação e Multiculturalidade, e que tem como resultado uma visão única, tolerante, criativa, dinâmica e generosa do mundo.

Somos um portal único que pretende abordar os temas e tendências da atualidade de um modo inovador e evidenciar tudo o que temos em comum enquanto falantes da mesma língua. Queremos ser entendido e visitados, de modo transversal por todos os que buscam informação, tendências e novidades sob uma perspectiva inovadora, criativa e sensual. A nossa linha editorial é definida pelos seus colaboradores oriundos dos países que falam o Português e tem como esteio um leque diversificado de temas, que de uma forma muito própria pretende informar mas também provocar e invocar o espírito crítico de cada leitor, evitando a embriaguez do explícito, do “socialite”, do chauvinismo, do consumismo ou da pornografia.

A beleza, sensualidade e o erotismo patentes no Lanterna Vermelha servem tão só e somente para reafirmar o sucesso da Misceginação iniciada há 500 anos e da importância de reforçar esta identidade comum e ao sentido de união, irmandade e comunhão entre os falantes da língua mais bela do mundo. Porque esta é a verdadeira e primeira União, construída há mais de cinco séculos. Todas as outras foram, são ou serão fugazes, oportunistas ou de conveniência, como as paixões de Verão. A Língua Portuguesa, a Misceginação e a Cultura Lusófona são entidades intemporais que nos unem irremediavelmente para sempre. Embarque neste projeto experimental de comunicação social cujo objetivo é fazer chegar um conjunto de temas a um universo de diferentes níveis socioeconómicos, multicultural e pluricontinental a uma só Voz, em Português.

O termo futebolístico Lanterna Vermelha, que significa o Último da Liga, é o nosso tributo ao Desporto Rei elevado a Paixão em todos os países que falam o Nossa Língua. O lugar do Lanterna Vermelha na Primeira Liga dos portais em português depende de quem nos visita fielmente e da criatividade e envolvimento dos nossos colaboradores. Jornalistas, escritores, blogueres, influenciadores, fotógrafos, designers, modelos e artistas de todos os países da Lusofonia façam chegar os vossos trabalhos ao Lanterna Vermelha.

Se partilha desta visão e pretende contribuir para uma verdadeira União entre Falantes do Português, este é o lugar para expressar a sua opinião ou a sua arte. Escreva-nos para info@lanternavermelha.com