O Sucesso dos Anúncios Amadores feitos pelos Empregados de uma Rede de Lojas Brasileira

O Sucesso dos Anúncios Amadores feitos pelos Empregados de uma Rede de Lojas Brasileira


Está a pegar moda no Brasil os vídeos divertidos e bem-humorados das empregadas do Magazine Luiza que dançam os hits do momento e tentam convencer os clientes a comprar um produto em promoção. Na loja de Avaré, na Grande São Paulo, esta ação de marketing amador fez disparar as vendas fruto da criatividade dos empregados, mas a campanha é totalmente incentivada pela rede de lojas.

“O anúncio que fizemos de um modelo de TV era uma oferta de um único dia e, naquele dia, nós vendemos 83 mil reais em TV. Isso só em TV! Até porque também tivemos clientes que disseram: ‘vi o vídeo e não vou comprar a TV, mas vocês têm promoção desse outro produto?’. De modo geral, os vídeos ajudam nas vendas em todos os setores. O fluxo melhorou bastante”, explica Camila Sales, vendedora especial da loja e idealizadora dos vídeos.

O mais recente anúncio teve por base uma paródia dançante da música “Sua Cara”, de Anitta e Pabllo Vittar, para anunciar uma promoção de lavadoras que estava marcada para o dia 17 de julho. Com um engajamento de 293 mil visualizações, 4,7 mil curtidas e 986 compartilhamentos até o momento da publicação, a loja promoveu a venda de 17 lavadoras.

Os números parecem altos? Então compare-os com os do vídeo da recarga premiada, que foi publicado em abril: 2,2 milhões de visualizações, 29 mil curtidas e 18 mil compartilhamentos. “Foi difícil convencer todo mundo a participar no começo, viu. Mas a própria rede dá esse incentivo, com premiação em dinheiro, ou uma TV, uma lavadora. Então agora o pessoal já participa mais e se diverte junto”, conta Camila.

A televisão de 50 polegadas conquistada pela equipe foi vendida para que o dinheiro pudesse ser dividido. Graças a premiações desse tipo, dadas às unidades que tiverem mais visualizações nos vídeos, a loja de Três Corações, em Minas Gerais, começou a apostar no formato em maio deste ano. A página de Avaré era modesta no começo disso tudo: cerca de 50 curtidas.

“Jogamos o primeiro vídeo numa boa, sem impulsioná-lo, e esse número foi para 800 pessoas com um alcance orgânico. Agora estamos em quase 10.000. Atualmente, nós impulsionamos algumas publicações, até porque a intenção é divulgar cada promoção, mas não fazemos isso com todas”, comenta Camila.

No linguajar das redes sociais, impulsionar uma publicação significa pagar uma quantia ao Facebook para dar um empurrãozinho extra a posts selecionados. A rede também ajuda nesse sentido: cada unidade do Magazine Luiza conta com um cartão e uma verba pré-definida para impulsionar seus vídeos.

No entanto, embora a rede faça campanhas de incentivo nacional direcionadas para produtos específicos, como a TV e a lavadora, as mais de 800 unidades espalhadas pelo Brasil não são obrigadas a participar todas as vezes. “Da mesma forma que não somos obrigados a anunciar todos os produtos, também temos liberdade para fazer vídeo até das promoções que não foram escolhidas pela rede”, diz a vendedora.

Camila é a mente responsável por criar e adaptar as letras das músicas, gravar as paródias e editá-las. A sementinha surgiu há dois anos, quando os primeiros vídeos foram publicados na antiga página não-oficial da loja de Avaré. No entanto, todo aquele conteúdo foi perdido quando a rede Magazine Luiza criou o projeto Maga Local e, com isso, permitiu que cada loja tivesse sua página individual oficializada, de modo que agora só é possível ver os vídeos postados a partir de junho de 2016.

Related posts

Anúncio Binter Cabo Verde

Anúncio Binter Cabo Verde

BINTER CABO VERDE from JUGOPLASTIKA on Vimeo. AGENCIA: Great CLIENTE: Binter DIRECTORA: María Sosa DIRECTOR DE FOTOGRAFÍA: Frank Rios DRONE: Aerofilm Canarias

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz