Mais um Recorde em Portugal: 21,3 Milhões de “Estranjas” em 2016. De Recorde em Recorde Até ao TerramoTourism

Mais um Recorde em Portugal: 21,3 Milhões de “Estranjas” em 2016. De Recorde em Recorde Até ao TerramoTourism

TERRAMOTOURISM | O Documentario from Left Hand Rotation on Vimeo.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados esta manhã, dia 4 Agosto 2017, confirmam aquilo que muitos comentam: Portugal está mesmo na moda. O setor turístico nacional teve, em 2016, o melhor ano de sempre e esperam-se novos recordes em 2017.

“A atividade de alojamento turístico em Portugal (hotelaria, turismo no espaço rural e alojamento local) registou 21,3 milhões de hóspedes (+11,1%) e 59,4 milhões de dormidas (+11,6%), o que correspondeu a uma aceleração face a 2015 (+10,9% e +9,1%, respetivamente)”, revelam os dados do INE. “Os proveitos totais e os de aposento do setor de alojamento turístico ascenderam, respetivamente, a 3,1 mil milhões de euros e 2,3 mil milhões de euros, com assinaláveis crescimentos de 18,1% e 19,2% (+15,0% e +16,7%)”, lê-se no relatório divulgado esta sexta-feira.

O documento explica ainda que “relativamente a turismo internacional, verificou-se que os estrangeiros que visitaram Portugal entraram principalmente por rodovia (55,6%). Por avião chegaram 41,0% dos visitantes e o remanescente em navios de cruzeiro. Cerca de 69% dos turistas não residentes chegados a Portugal vieram por lazer, recreio ou férias. As visitas a familiares ou amigos atraíram 20,3% dos turistas enquanto os motivos profissionais ou de negócios corresponderam a 8% do total”.

Apesar de estes serem dados históricos, os números mensais divulgados até agora sugerem que 2017 pode vir a ser um ano de novos recordes no turismo.

TERRAMOTOURISM, documentário do colectivo espanhol Left Hand Rotation, que há quatro anos começou a perceber (e acompanhar) a mudança da capital portuguesa. A comparação que serviu de mote ao filme é impactante — e o objectivo é esse mesmo: mostrar as semelhanças entre as ruínas do terramoto de 1755 e as actuais, produzidas à conta de um boom turístico em Lisboa.

Quando o colectivo começou a frequentar a Mouraria e a introduzir palavras como “gentrificação” e “turistificação”, deparou-se com habitantes em negação. A cidade, diziam-lhes, não corria o perigo de sofrer um abalo a esse nível. O documentário do grupo anónimo de activistas não é um manifesto anti-turismo, sublinharam numa conversa por email com o P3. É uma tentativa de fazer contraditório face a um discurso que faz do turismo a solução para todos os problemas. Um lembrete em relação ao direito à cidade, à falta de distribuição da riqueza, à precariedade no sector turístico.

Em 2017, o Left Hand Rotation vai levar um workshop sobre gentrificação a várias cidades de Espanha e da América Latina. O documentário — disponível na totalidade online — vai também percorrer várias cidades portuguesas e espanholas. Para pôr o tema na agenda.

Related posts

Hostel on Wheels

Hostel on Wheels

Hostel On Wheels - NOS Empresas from NBXD on Vimeo. Hostelonwheels - Hugo Macedo, Luís Camarate e Rodrigo Vairinhos hostelonwheels.pt facebook.com/hostelonwheels nos.pt/empresas/repositorio-informacao/criar-uma-empresa/casos-sucesso/Pages/casos-sucesso.aspx Location- Fonte da...

Anúncio Binter Cabo Verde

Anúncio Binter Cabo Verde

BINTER CABO VERDE from JUGOPLASTIKA on Vimeo. AGENCIA: Great CLIENTE: Binter DIRECTORA: María Sosa DIRECTOR DE FOTOGRAFÍA: Frank Rios DRONE: Aerofilm Canarias

Venezuela, um Paraíso Destruído por 16 Anos de “Chavismo”

Venezuela, um Paraíso Destruído por 16 Anos de "Chavismo"

Pine Cliffs Resort Ganhou Prémio do Orbitz Worldwide

Pine Cliffs Resort Ganhou Prémio do Orbitz Worldwide

O Pine Cliffs Resort recebeu a distinção do Orbitz Worldwide na categoria Melhor Estadia, pelo facto de ter sido o hotel com maior rating em todo o mercado algarvio. Os prémios Best In Stay 2015 reconhecem acima de 3 propriedades em mais de 120 dos destinos preferenciais em todo o mundo, mas...

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz